terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Resenha: Olhai os lírios do campo

Comentário: Olhai os lírios do campo foi um livro que eu me identifiquei muito, pois ele mostra a luta do homem espiritual, que vive em contato com a natureza, que percebe a felicidade nas pequenas coisas e vive em paz, contra o homem carnal que se preocupa demasiadamente com bens materiais, posições sociais e com a opinião alheia.
Me identifiquei com o livro porque, quem nunca passou por uma crise existencial? Eu andava muito preocupada com que faculdade eu iria fazer, se aquilo que eu escolhesse iria me dar um futuro promissor ou reconhecimento e me esqueci de que o mais importante é eu estar satisfeita comigo mesma. Por isso este livro teve tanta importância pra mim.

Resenha: O livro se inicia com seu personagem principal, Eugênio, recebendo a notícia de que Olívia (sua amante e a mulher de sua vida) está internada, por um fio e deseja vê-lo. Neste instante Eugênio chega a passar mal, pois covarde tem medo de que sua esposa, Eunice, lhe pergunte ou questione onde ele vai. Porém ele vence este sentimento e parte para uma viagem de três horas para a cidade onde Olívia está internada.
Durante todo o trajeto Eugênio se lembra de acontecimentos que ocorreram antes de ele se casar com Eunice, desde quando ele era criança e como era humilhado por ser filho de um pobre alfaiate, por não ter roupas descentes, etc, até quando ele se forma em medicina, satisfeito, porém com um enorme complexo de inferioridade, bastava um olhar de uma pessoa que ele considerasse superior pra que caísse em uma profunda depressão e pensamentos miseráveis sobre si mesmo. E foi em sua formatura que teve um contato maior com Olívia, que até então era sua colega. Os dois se tornam grandes amigos até que um dia, depois de uma cirurgia fracassada de um soldado (a estória se passa no contexto da revolução de 30), os dois fazem amor e depois disso passam a se encontrar sempre, mas não era um relacionamento assumido, pelo contrário, nem mesmo os dois conversavam sobre isso.
Então Eugênio conhece Eunice, filha do dono das industrias Cintra, rica, intelectual e linda. Ela começa a levar Eugênio para sair depois de muita relutância de tal, pois ele achava que ela não tinha o por que se interessar nele. Os dois começam a sair, ficam noivos e Eugênio vai contar à sua amiga Olívia, que aceita com uma grande paz de espírito e diz que aquela noite é como uma encruzilhada. Um dia depois ela vai embora para a Nova Itália.
Eugênio se casa com Eunice e não demora perceber que não a amava de verdade. Ganha cargos de seu sogro, mas nada com grande relevância e continua sendo infeliz, mesmo tendo tudo que um dia almejou: riqueza e nome. Conhece muitas pessoas nessa nova vida, mas lhe falta paz.
Num certo dia, Eugênio lê no jornal que Olívia estava de volta e iria abrir um consultório. Foi até lá, depois até o apartamento de Olívia, onde descobre que Olívia tivera um filho de Eugênio e se chamava Anamaria. Eugênio fica estupefato e feliz, muito feliz. Então Olívia pergunta a ele se o casamento com Eunice é realmente indispensável, pois a partir daquele momento em que eles tiveram uma filha, as duas seriam apenas uma pedra de tropeço. Ele sai de lá confuso.
Após alguns dias nós voltamos ao início da estória, onde Eugênio está indo ver Olívia no hospital.
Depois disso vem muitos acontecimentos que fazem com que Eugênio mude de vida, cartas de Olívia, cartas que ajudam ele a encontrar paz interior que não precisa de dinheiro, reconhecimento, a seguir seu caminho em busca de um mundo melhor.
Este é apenas um breve resumo de tudo o que este livro ainda guarda, sem dúvidas, vale muito a pena ler. Se você ainda não leu, eu recomendo, e aqui deixo a frase de praxe desta linda estória: "Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; e eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles." Mateus 6:28-29




Nenhum comentário:

Postar um comentário